Luteína e Zeaxantina
- Villa Nutri
- 29 de dez. de 2022
- 1 min de leitura

Carotenoides são pigmentos de estrutura química tetraterpênica amplamente difundidos na natureza. Dos mais de 600 tipos de carotenoides existentes, cerca de 30 a 50 compõem a dieta humana. No entanto, apenas 10 a 15 são rotineiramente detectados no soro humano, incluindo luteína, zeaxantina e seus metabólitos.
A luteína e a zeaxantina são isômeros, mas não estereoisômeros, pois diferem na localização de uma insaturação em sua estrutura química. Estão presentes na gema de ovos, em vegetais de folhas verdes escuras, laranjas, frutas e vegetais de cor amarela.
Embora não sejam sintetizadas de maneira endógena pelos mamíferos, após serem obtidas pela dieta a luteína e a zeaxantina distribuem-se para vários tecidos, em particular para a região da mácula na retina, onde formam pequenos pontos amarelos.
Enquanto a luteína está presente em maiores quantidades na região periférica da retina, a zeaxantina concentra-se na região central, sendo que ambos os pigmentos auxiliam no desempenho visual, exercem função antioxidante, atuam como filtro de luz azul e conferem proteção contra a degeneração macular relacionada à idade.








Comentários