top of page

SAM-e (S-Adenosil L-Metionina Dissulfato Tosilato)

  • Foto do escritor: Villa Nutri
    Villa Nutri
  • 5 de nov. de 2022
  • 1 min de leitura

ree

Em mamíferos, S-adenosil L-metionina (SAM-e) é produzido em todas as células do organismo (embora em maior quantidade pelas células hepáticas) a partir do nucleotídeo trifosfato de adenosina e do aminoácido metionina, sob ação das enzimas S-adenosilmetionina sintetase (SAM) e metionina adenosiltransferase (MAT), respectivamente.


SAM-e é um cofator enzimático importante para a regulação de diversas funções fisiológicas, já que atua como um doador de grupamento metila para uma ampla variedade de substratos, incluindo ácido desoxinucleico (DNA), catecolaminas e outras aminas biogênicas, neurotransmissores, ácidos graxos, fosfolipídios, polissacarídeos, proteínas, etc.


Dessa forma, a manutenção dos níveis endógenos de SAM-e contribui para o funcionamento adequado das enzimas hepáticas, para a integridade e função de membranas biológicas e proteínas, supressão do crescimento de tumores, dentre outros.


Os efeitos benéficos da suplementação com SAM-e no tratamento de doenças hepáticas, osteoartrites e transtornos psiquiátricos vem sendo atribuídos, sobretudo, às suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antidepressivas.


Para sua segurança, consulte sempre o seu prescritor!

Comentários


kjji.png
372108180_WHATSAPP_ICON_400.gif
bottom of page