top of page

Ácido D-Aspártico

  • Foto do escritor: Villa Nutri
    Villa Nutri
  • 28 de abr. de 2023
  • 1 min de leitura

ree

Considerado um suplemento esportivo, o Ácido D-Aspártico é a forma ativa do aminoácido endógeno, formado através da conversão do Ácido L-Aspártico em Ácido D-Aspártico pela enzima “racemase D-aspartato”.


O Ácido D-Aspártico possui ação principal no cérebro e no sistema endócrino - atua como neurotransmissor e neurossecretor. No sistema endócrino, o Ácido D-Aspártico está envolvido na regulação da síntese e secreção hormonal.


Evidências demonstram que este aminoácido age na glândula pituitária, estimulando a secreção dos hormônios: Prolactina, Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio do Crescimento (GH), através do aumento dos níveis de Hormônio Liberador de Gonadotrofinas (GnRH).


Nos testículos, o Ácido D-Aspártico atua diretamente nas células de Leydig e de Sertoli, promovendo a liberação de testosterona e progesterona. Sugere-se também o uso do Ácido D-Aspártico no tratamento da fadiga crônica e depressão, pois promove aumento da produção de energia e da excitação neuronal.


Também estimula positivamente o sistema imune, através do aumento da diferenciação celular e potencialização da imunidade.


Os melhores resultados podem ser obtidos quando administrados com refeições ou suplementos ricos em piridoxina (vitamina B6), cianocobalamina (vitamina B12) e ácido fólico (vitamina B9).

Comentários


kjji.png
372108180_WHATSAPP_ICON_400.gif
bottom of page